SJCDH realiza Seminário abordando os desafios, protagonismos e lutas coletivas do PPDDH

Evento proporcionou uma série informações para qualificar e manter ativo Programa no RS

Publicação:

Foto com todas as autoridades na mesa de abertura
Autoridades formaram a mesa de abertura para dar inicio no Seminário. - Foto: Gleison Ló/ SJCDH
Por Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) realizou o primeiro Seminário de capacitação, abordando os desafios e protagonismos da realidade dos agentes que integram o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas do Estado do Rio Grande do Sul (PPDDH/RS).  O encontro foi realizado nesta quarta-feira (6/12), no auditório da Ordem dos Advogados (OAB/RS).

Foram dois painéis que apresentaram informações para o real entendimento do cenário atual do Programa. Quem acompanhou o evento obteve uma base dos processos e vivências das pessoas que trabalham com o PPDDH na ponta e na gestão. O intuito é passar o conhecimento para qualificar o serviço ofertado.

O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, prestigiou o encontro e compartilhou que estava no local com o objetivo de aprender sobre a realidade do Programa. “Estou aqui como um aprendiz, porque temos o objetivo de proteger as pessoas que defendem os direitos humanos”, disse. “Além disso, nós buscaremos executar políticas públicas que sejam positivas para aumentarmos os direitos que o cidadão possui”, afirmou.

Secretário em seu momento de fala na mesa de abertura.
Secretário Fabricio enalteceu o papel da SJCDH no processo - Foto: Gleison Ló/ SJCDH

Uma das autoridades que acompanhou o evento foi a cacica Indígena Kaingang, Iracema Nascimento. Ela enalteceu a importância da defesa dos Direitos Humanos na sociedade. “A defesa pelos Direitos Humanos me acolheu quando eu mais precisei. Os defensores da lei se provam na prática e é assim que se defende vidas”, disse. “A partir disso eu acredito e confio nas pessoas que executam a lei”, afirmou.

Segundo o Diretor-Geral da Rede Calábria, Gustavo Bonassi, essa proteção se faz necessária, infelizmente, ainda no século 21, principalmente porque as pessoas ainda são ameaçadas. “Precisamos cada vez mais zelar pelas pessoas e promover espaços com diálogos saudáveis para encontrarmos caminhos de paz”, disse. “Por isso, a Rede Calabria tem como objetivo essencial acolher promovendo vidas e nós estamos unidos à missão do Programa, de não somente acolher, mas pegarmos para nós o desafio de promover vidas”, afirmou.

A diretora do Departamento de Justiça da SJCDH, Viviane Viegas, externou sua felicidade em fazer parte da execução do Programa. “Qualquer ação que envolve o Programa demanda muita energia e integração”, disse. “Então, nós estamos, enquanto Departamento, muito felizes de ver tantas autoridades envolvidas nessa batalha. Muito me honra poder pensar essas temáticas no dia a dia e estar enfrentando todos desafios que aparecem”, afirmou.

Os alunos do POD ao lado da mesa com diversos tipos de lanches.
Os alunos do Curso de Gastronomia Geral do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro produziram as comidas do coffee break - Foto: Gleison Ló/ SJCDH

Os direitos humanos são um dos pontos fundamentais para uma sociedade saudável, conforme o diretor de Planejamento de Integração da Secretaria da Segurança Pública, Cel Volnei Ceolin. Ele destacou que segurança possui papel fundamental para que os direitos sejam garantidos e respeitados. “O que mais as forças de segurança pública fazem, no seu dia a dia de trabalho, é a defesa dos direitos humanos”, disse. “O nosso objetivo principal é que a sociedade possa viver com segurança, em um Estado com paz social”, afirmou.

Além dos já citados, participaram da abertura do evento: a Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Direitos Humanos, Dra. Mônica Zimmer; a coordenadora do PPDDH, Larissa Jorge; o Promotor de Justiça, Dr. Leonardo Menin; o Procurador-Chefe da Procuradoria da República, Felipe da Silva Müller; e a representante da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, Karina dos Santos Silveira.

Painéis apresentados

Durante a tarde, foram apresentados dois painéis, que abordaram os seguintes temas: Efetivação de Direitos Humanos e o avanço das ameaças aos defensores de direitos humanos; e Protagonismo dos defensores (as) de Direitos Humanos.