STDS e MDS reúnem-se com Concessionárias de Energia Elétrica para debater o acesso das famílias ao Tarifa Social
Publicação:

Na tarde desta quinta-feira (26), o diretor geral da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Pedro Gabril e a técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Jennifer de Paula, convidaram representantes das Concessionárias de Energia Elétrica do Estado para reunião sobre parceria na realização e atualização do CadÚnico Versão 7 nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). As famílias de baixa renda que não estiverem cadastradas até novembro, perderão o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá desconto entre 10 e 65% na conta de luz, de acordo com a faixa de consumo.
Na ocasião, Gabril salientou a importância do apoio das concessionárias, que também serão beneficiadas. “Com o mapeamento da população que não está cadastrada, os moradores que utilizam energia elétrica de forma clandestina poderão ser identificados e encaminhados ao cadastramento.” A representante do MDS explicou que o objetivo é ter o apoio das empresas, para que identifiquem grupos diferenciados nos 20 municípios da RMPA que têm a cobertura do cadastro da população pobre abaixo de 70%.
Os representantes das Concessionárias garantiram que já alertam a população através das contas de luz, cartazes e assessoria de imprensa, mas marcaram reunião em Brasília para viabilizar o apoio na busca de famílias e no cadastramento. As companhias ainda informaram que, caso não ocorra o recadastramento da população que já recebe o benefício, há uma previsão de que 200 mil famílias deixarão de receber o desconto da Tarifa Social.
Nesta semana, O MDS, com o apoio do Governo do Estado e da STDS, está realizando uma capacitação para preparar os assistentes sociais e gestores dos municípios gaúchos que estão com a cobertura do cadastro da população pobre abaixo de 70%. O objetivo é auxiliar na implantação das políticas Federais e Estaduais de Erradicação da Pobreza Extrema. Participaram da reunião, os representantes da CEEE, Gustavo Cassel e Ernani Luiz Vittorazzi, representante da AES Sul Paula Lima e representando a RGE, Fabrizio Bopp Panichi.